Pesquisar neste blogue

Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

O Terceiro Mundo

http://www4.ensp.fiocruz.br/radis/38/img/inundado.jpg

Desde sempre existiram ricos e pobres. Contudo, nunca as populações foram tão sensibilizadas para o fosso existente entre os países desenvolvidos, pertencentes ao Hemisfério
Norte, e países em vias de desenvolvimento, nomeadamente alguns países do Hemisfério Sul.
Os países desenvolvidos, assim chamados por serem industrializados, são quem mais riqueza produz. Porém, grande parte do fundo monetário desses países é investido em armamento, enquanto algum desse dinheiro poderia servir de investimento nos países em vias de desenvolvimento. Podem ser tomados como exemplo os milhões de dólares gastos na guerra do Iraque pelos EUA. Isto acontece enquanto é do conhecimento geral que a cada três segundos morre uma criança em África de fome.
Os países em vias de desenvolvimento são pouco industrializados. Contudo, possuem matérias--primas riquíssimas que, sendo bem aproveitadas, os tornariam bastante ricos. Deste modo, lucrando com o aproveitamento das matérias-primas poderiam investir na sua industrialização e, assim, ultrapassar a crise em que vivem, como, por exemplo, a Angola caso fosse devidamente explorada e industrializada, no futuro, tornar-se-ia uma das grandes potências mundiais.
Apesar das carências dos países em vias de desenvolvimento, existem instituiçôes humanitárias que promovem ajuda a fim de satisfazer as necessidades básicas de quem lá vive. Mas, por vezes, as ajudas não são bem aproveitadas, pois os naturais desses países acomodam-se e, por isso, não sentem a necessidade de encontrar modo de mudar de vida.
Em suma, considero que, nomeadamente, o continente Africano e o Brasil são ambos possuidores de grandes recursos naturais, capazes de se tornarem numa fonte de lucro enormíssima. Adicionalmente ao investimento industrial, estes não só ultrapassariam a crise em que vivem, como se tornariam em grandes potências a nível global.

Sem comentários:

Enviar um comentário